quinta-feira, 11 de novembro de 2010
S.MIGUEL
Mudam-se os tempos muda-se as vontades ....
Também mudaram os dias desta grande feira que foi a Feira de S.Miguel em Sousel ,a maior feira de todo Alentejo, principalmente em gados, e que se realizava em 29 e 30 de Setembro, anualmente .
Era grande o movimento... incalculável as transacções de gados neste dia, transportados por caminho de ferro, chegavam a Sousel das Beiras, Trás-os-Montes e do Alentejo mais profundo....
Era o momento de acertar contas ... patrões e empregados , maiorais que nestes dias recebiam o seus salários, que durante o anos recebiam apenas uma parte todos os meses.o restante era agora, a percentagem que recebiam vendendo os seus gados que apascentavam de conjunto com os dos patrões .
Era grande a alegria ... o convívio, sempre se comprava um par de botas e um guarda-chuva para passar o Inverno e pouco mais de cem escudos chegava ...
Ainda vi resquícios desse tempo ,as memórias de quem por lá passou e viram nada voltará a ser como dantes.... Tanto gado, cavalar, manadas de éguas com crias, gado bovino aos milhares, varas de porcos rebanhos de ovelhas ....tanto gado numa feira .
As barracas de toda a espécie e feitio ... os carrosseis as pistas de carros o poço da morte e os circos ...houve uma pista de aviões que recordo com saudade ... aquela que levei a Diamantina a dar uma volta ... voei até ao infinito !!!
S. Miguel era um fascínio, principalmente para jovens .
Outras gentes
Uma época
Um grito ensurdecedor de uma grande Feira :
-ÁGUA FRESCA REGALADA,POR 2 TOSTÕES A BARRIGADA !
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
cometarios