quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O ENTRUDO DE OUTRORA ............!!



Todas as terriolas têm a sua tradição , aproxima O Carnaval ou seja em tempos que já lá vão era o Entrudo,concerteza que poderia obter mais informação fazendo pesquisa para saber de onde são os primórdios do Carnaval, mas não é isso que está em causa.
Em minha casa pelo Carnaval é que eram feitos os fritos , azevias,filhós e um célebre nógado que já faz alguns anos que não como e assim nos iamos preparando para mais um Entrudo.
Vindos de todas as herdades rurais em redor de Sousel na quarta-feira anterior ao Entrudo ou seja a semana das comadres efectuava-se a célebre " chocalhada" na gíria "esqualhada", mas como a chocalhada deriva de chocalho é lógico.
Todas as ruas da vila era percorridas por esta manifestação de masculinidade com archotes feitos de junco seco , com pelos menos de um dois metros e o chocalhos dos animais, grandes pequenos toda a espécie o que era preciso era fazer barulho .O som era eterrrador,do cheiro do junco queimado a barulho das botas cardadas assim era a forma de festejar a semana das comadres , já não me recordo das frases ditas pelos compadres ás comadres, a ruralidade em toda a sua plenitude.
Todos os domingos de Carnaval , existiam um bailaricos em casa das comadres casadoiras ,autorizadas pelos pais de cada, ao som da concertina , tocavam -se "sais alentejanas" e cantava-se à capela.
As armas usadas eram a cortiça queimada,para mascarrar uns aos outros a farinha e os papelinhos e respectivas bisnagas de água , desde a banana de plastica a pistola de cowboy.
Já Domingo e Terça-Feira de Carnaval apareciam pelas ruas as "brincadeiras" imaginação dos mais foliões,pleno de diversão e acompanhados da respectiva "perua".
A tradiçao de Gentes Simples !
Sousel e suas gentes anos 30, 40, 50 ,60...

Se alguém deste tempo tenha mais memória que eu queira contar ... eu publicarei.
UM grande beijinho à Ana Sofia e à Telma , pelo desenhos que eu usei para ilustrar o Carnaval, estão lindos
Obrigado
Zé Piteira

2 comentários:

cometarios