terça-feira, 20 de julho de 2010

HOJE NÃO REGASTE A TUA ÁRVORE.... POIS NÃO !!!


Pois não ... esqueci-me!! Miúdos que povoavam a rua deixavam os afazeres para amanhã, gente que corria atrás de uma bola e nem sentia o tempo passar, tempos em que chegava a hora de jantar e tínhamos que estar à mesa, respondendo prontamente a uma voz de comando-Já são horas de vires , já chega por hoje - remoendo lá íamos quando sabia melhor pontapé na bola.
Então, hoje esqueceste-te de teu compromisso que assumiste e das promessas que fizeste a quem se esforçou para te a dar !? Eu sei , eu sei também gosto muito dela.
O quintal é um pedaço de terreno anexo a uma casa , que servia para tudo desde horta e fruticultura, criação de galinhas, patos pombos e outro seres vivos , ah e também havia osgas e uma cobrita de vez enquanto.
Por ali passeavam os gatos de toda a espécie e feitios , na altura do cio eram uma autentica "orquestra".
O quintal tinha um poço e um tanque que era cheio através de baldes puxados à mão da profundidade de 10 metros. Depois de cheio servia para regar todos o produtos da pequena horta através da gravidade.
Mas eu tinha um "amor" as árvores de fruto, nespereira. laranjeira,tangerineira,abrunheiro,marmeleiro, algo eu achava que faltava.....!
Olha plantas esta árvore faz-lhe uma caldeira e todos os dias pela fresquinha ,rega-la.
Foram meus avós que me a ofereceram para eu tratar , do Cano terra de água e azenhas, onde se cavava um metro e tínhamos logo água, agora parece que há falta dela.
Como a plantei fui criando com a árvore um "amor" diferente de que tinha pelas outras , mas por vezes nem sempre dei a maior da minha atenção,pela falta de maturidade,pensava que ela entenderia a minha ignorância e a minha boa fé o que eu desejava é que crescesse forte e viçosa ,mas todos ou quase todos dias lá fui regando a árvore.
Cresceu e gostava cada dia mais dela , até que deu fruto . os mais belos pêssegos que vi....
O tempo passou .... e o "bicho" entrou com ela e foi morrendo aos poucos com muita saudade minha .

2 comentários:

  1. Leio-te nas entrelinhas .....
    Abraço MM

    ResponderEliminar
  2. Zé acabei de te ler ......senti uma nostalgia ; não saudosismo, mas uma saudade de amor e ternura dos nossos tempos de criança lembro-me bem do teu quintal, fresquinho de verão, do poço que a tua mãe dava água ás vizinhas quando fatava a da rede.....lembro-me de uma árvore (que não sei o nome)que dava umas flores que nós apertáva-mos na testa e depois sopráva-mos e virava uma corneta ....até me lembro das flores que a tua mãe me dava para fazer a capela pelo S.João .Lembro-me.....lembro-me ou terá sido um sonho , porque está numa neblina da vida ...

    ResponderEliminar

cometarios