quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A PARTIDA DE UM PROVÍNCIANO



Quando vais Zéi ,quando partes e para onde !??
Pergunta que todos os vizinhos e amigos me fizeram ,antes de eu partir para Angola,foi um tempo de despedidas e de recomeços de sacrifício e de esperança.
Augusto mobilizaram-me para Angola eu não desejava ir , será que o meu Batalhão ainda parte, era o tempo em que se reivindicava , nem mais um soldado para as províncias ultramarinas.....
Zé vais conhecer outras paragens , quando chegares me dirás que valeu apenas ...grande motivação O Augusto tinha destas coisas , fiquei mais tranquilo ...ía à aventura o que tinha eu a perder ....que não tivesse perdido havia bem pouco tempo .
Todo pessoal fez-me prometer quando partisse se apresenta-se para as despedidas .... mesmo na contrariedade de vizinhança da cuscuvelhice de dizer bem o mal deste ou daquele vizinho ... era hora da verdade , verdade que era de apoio e de amizade .
Percorri toda a minha rua ..trazia na mão a esperança e no coração a gratidão daqueles que me viram nascer ,daqueles que se por acaso me portasse mal me dariam uma bofetada. dos mesmos que me davam guloseimas e tinham a pretensão de me dar bons conselhos !! Eles os vizinhos os amigos !!
Chegou-se a hora saco cheio e de magala vestido , pronto para enfrentar uma torrente de emoções desconhecidas ..e pimba dobrei o cabo Bojador e como Alentejano tinha que ir mais longe ..porque era já ali......
Deixei para trás algumas preocupações .. deixei-o só ,demasiadamente só !! e com a casa vazia ... de presença .
Aterrei ... nessa terra vermelha .
Percorri caminhos para chegar , o tempo foi o balsamo e o lugar o fascínio ..
Não é que os chouriços e morcelas de Sousel satisfizeram toda minha ansiedade ....
Levei para longe solidariedade de todos.. e trouxe a satisfação de um só !!!
(Foto superior BOTO)

Sem comentários:

Enviar um comentário

cometarios