sexta-feira, 7 de maio de 2010

OLIVEIRAS ....DESTA VIDA !!!


A Oliveira

Sentei-me à sombra fagueira
Duma frondosa oliveira,
Posta à beira do caminho;
Nem uma folha tremia;
E no silêncio, eu ouvi-a
Murmurar muito baixinho:

Foi um moço cavador,
Que me pôs com todo o amor
Neste chão abençoado;
E depois de estar criada,
Eu dei-lhe o cabo de enxada
E o timão de seu arado.

Quis dar-lhe a trave do lar;
Dei-lhe a lenha para queimar,
Dei-lhe o azeite para a ceia.
Dava-lhe a sombra no estio
E em noite de Inverno frio
Dava-lhe a luz da candeia.

Vi-o velhinho e cansado
Dei-lhe o nodoso cajado
Mas,fosse lá pelo que fosse
Farto da vida, buscou-me;
Veio a meu braços, mirou-me
E nesse ramo, enforcou-se !

Olhei a triste oliveira,
A dar-me a sombra fagueira
Nesse dia abrasador;
Estava cheinha e fruto,
Como coberta de luto,
Pela morte do cavador.

Sem comentários:

Enviar um comentário

cometarios