segunda-feira, 28 de junho de 2010

SIMETRIAS DE ARTE -MILÃO



DUOMO MILÃO
História e arte
A catedral é imensa, com 157 m de comprimento e 109 m de largura. O interior possui cinco naves com uma altura que chega aos 45 metros, divididas por 40 pilares. Possui um transepto com três naves.

A construção do edifício começou em 1386 sob a iniciativa do arcebispo Antonio da Saluzzo, em um estilo gótico tardio de influencia francesa e centro-europeia, distinto ao estilo corrente na Itália de então. Os trabalhos foram apoiados pelo senhor da cidade, o duque Gian Galeazzo Visconti, que impulsou a obra através de facilidades fiscais e promoveu o uso do mármore de Candoglia como material de construção. A obra avançou rápido, e em 1418 o altar maior da catedral foi consagrado pelo Papa Martinho V. Já em meados do século XV a parte leste (ábside) da igreja estava completa. A partir desta data, porém, as obras prosseguiram lentamente até fins do século XV.


Vista da nave da catedral.Entre 1500 e 1510 a cúpula octagonal do cruzeiro foi completada e o interior foi decorado com várias séries de estátuas. Porém, a fachada oeste do edifício permaneceu ainda inacabada. Em 1577 a catedral foi consagrada novamente pelo arcebispo Carlos Borromeu. Apenas no século XVII foi a fachada construída, em estilo maneirista. Em meados do século XVIII foi completada a parte externa da cúpula, onde foi colocada a estátua da Madoninna.

Em 1805, por iniciativa direta de Napoleão, que havia invadido a Itália, as obras foram recomeçadas. Nessa época a fachada principal e grande parte dos detalhes exteriores, como os pináculos, foi completada em uma mistura de estilos, entre o neogótico e o neobarroco. Apenas em 1813 foi a catedral dada por finalizada, mais de quatrocentos anos após o início das obras. A catedral é atualmente um importante ponto turístico de Milão, e do alto do seu terraço é possível vislumbrar toda a cidade.
( Fonte wikipedia)

ALFA ROMEO 100 ANOS



Concentração Mundial pelos cem anos da alfa Romeo, Em pleno Castelo Seforzesco.
Indústria
Alfa Romeo completa 100 anos24/06/2010
Símbolo do design e esportivade, marca italiana completa centenário ditando moda



A história de uma fábrica que é sinônimo de Itália e da emoção, que nasceu da genialidade de um engenheiro de Nápoles, era o símbolo da expansão industrial, e continua a ser um exemplo do estilo e design italiano em todo o mundo. Um legado repleto de sucessos comerciais e de vitórias que a montadora conquistou em todo o mundo. O centenário da Alfa Romeo festeja uma das marcas mais importantes da história do automobilismo.

Inaugurada no dia 24 de junho de 1910, no bairro industrial de Milão como A.L.F.A. – Anonima Lombarda Fabbrica Automobili –, seu emblema enfatiza a ligação com a cidade, com a presença da Cruz Vermelha e do Visconti Alfa. Seu primeiro modelo foi o Alfa 24HP contruído por Giusepe Merosi. – foto abaixo. Apesar do sucesso de seu primeiro modelo, a empresa foi afetada pela guerra mundial e pela escassez de recursos, se viu sob ameaça de fechar. Em 1915, a empresa foi comprada pelo engenheiro e empresário Nicola Romeo, e passou a se chamar Alfa Romeo.





Fotos Ze Piteira

Sem comentários:

Enviar um comentário

cometarios