sábado, 17 de março de 2012

E SE EU TIVESSE SEGUIDO O CONSELHO .......



De malas aviadas.... éramos chegados ao aeroporto de Luanda , para tomar-mos o avião do TAM para Lisboa , missão cumprida e para trás ficaria a bela e quase Ex.colónia Portuguesa , ANGOLA , estávamos em 31 de Outubro de 1975.
Quando olhei o avião, ri de alegria e ainda ri mais quando subo a escadas a detecto uma cara conhecida, era um amigo da marinha e de Sousel , Carlos Dimas feliz encontro, tive logo a sensação que não seria uma viagem aborrecida e não foi ....
Não eram hospedeiras, mas em comparação a uma viagem que fiz em 2010 na TAP o serviço de de Catering foi bastante superior , desde aperitivos ao próprio jantar...talvez estivessem a honrar os seus heróis ou então porque eu viajava a lado de um oficial superior , que me faria sentir um bocado constrangido , a coisa teria sido mais fácil se viéssemos à civil , em cima dos ombros do homem estavam três galões , dois estreitos e um largo, olha com o que tive de lidar durante as aproximadamente oito horas de viagem.
Palavras dele - o que vai fazer quando chegar ? Meu tenente - coronel , não sei , logo se verá , logo ele entendeu que eu estava sem projectos futuros . Por fim deixou-me uma sugestão , que foi, porque não continua no exercito ? Deixou-me a pensar mas a vontade de chegar à minha terra era mais forte e respondi-lhe não quero .
Que teria visto ele na minha cara , perfil para militar ou simplesmente perseverança de Alentejano para missões a cumprir ou a lealdade comparável aos que também Alentejanos estiveram ao lado do Condestável , e tivesse seguido o conselho ......
Mas lá atrás estava o Carlos Dimas que me chamou para me oferecer uma boa ceia , vinha fornecido de marisco e cerveja e assim deixei o meu companheiro de viagem a meditar e fui para a festa ! Pois não preciso de dizer mais nada.....
Apertem os cintos , estamos a chegar era a voz do comandante da nave . mais eu vibrava de alegria com a alegria das cervejolas !!!
Já em solo Pátrio e a descer as escadas do avião , esperava-nos as famílias dos militares , eu senti-me nesse momento tremendamente só, ninguém estava à minha espera, mas afinal ela era tão linda como na foto a mana de um soldado dado meu pelotão ....
E agora como vou para Sousel !!!??
O Carlos Dimas era de Sousel e o Santiago se a memória não me falha , de Évora , fizemos uma " perninha " num táxi . quanto custou !? e isso que interessava ....
O abraço do Pai que não me esperava a falta da "chama" da casa falecida uns tempos antes de embarcar para Angola , foi um regresso de felicidade comedida .
Projectei um hiato de uns meses para adaptação aos novos desafios que esperava irem surgindo ........ e foram .

Sem comentários:

Enviar um comentário

cometarios