domingo, 18 de março de 2012

A NOSSA ESCOLA, NO PRIMEIRO DIA........


No meu primeiro dia de escola tinha vestido uma bata azul com quadrados brancos ou branca com quadrados azuis e transportava,, uma mala de cartão. Nessa mala tinha três cadernos um de linhas, outro de contas e uma ardósia , um estojo com uma lapiseira , um lápis e uma borracha e meia -dúzia lápis de cor para desenho .

Nesse dia a minha mãe acompanhou-me à escola e, porque tivemos de aguardar a chegada do“Senhor Professor”, conversou com as mães dos outros meninos. Nós, nós olhávamo-nos como desconhecidos.que éramos,porque praticamente ainda não tínhamos saído de um raio de 500 metros da nossa casa até a essa altura . Quando o “Senhor Professor” abriu a porta a minha mãe lançou-me um desafio. Uma frase que demorei alguns anos a compreender. No principio deste Mês senti, mais uma vez, o significado desse repto, que a minha mãe me lançou há exactamente 51 anos.

Naquela altura as aulas começavam em Outubro e os meninos foram pela primeira vez à escola. A minha mala era castanha e muita coisa mudou: sei ler, sei a tabuada e sei fazer contas e até ver as horas, e as letras já deram os primeiros passos. Tanta coisa mudou! Tanta coisa! Mas tenho uma questão: o que será que as mães do século XXI dizem aos filhos quando os deixam pela primeira vez na escola?
(foto JRSIMAS )

Sem comentários:

Enviar um comentário

cometarios