domingo, 1 de novembro de 2009

"AQUI VENCEREI "


Desde muito miúdo ouvia a palavra "vencerei", próximo ou à entrada dos Coitos,isto é onde começam as courelas dos agricultores desta vila.
Ali joguei à bola, ali passava para apanhar o comboio e ou a automotora para Estremoz nos tempos de estudante e para Santarém para ir para a "guerra" mais própriamente para a Escola Prática de Cavalaria.
Senhora da Orada, santa da minha devoção ,onde se orou uma missa pelos mancebos de 1973, acompanhava-me uma pagela desta santa oferecida pela minha mãe neste mesmo ano.
Senhora da Orada tem a sua história, Não só dos fiéis mas também conhecida nesta região e na História de Portugal.Situada na região Vencerei assim conhecida pelo povo desta terra, foi aqui que o Condestável.D.Nuno Álvares Pereira vindo de Estremoz, onde formou exército ( mais uma vez alentejanos em acção). De passagem para e a caminho dos Atoleiros,que fica a uma dúzia de quílometros ,rezou pedindo à Virgem,coragem para ganhar a batalha "Aqui Vencerei" cognominado para sempre esta região.Julgando encontrar Castelhanos , mas foi mais adiante nos Atoleiros,próximo de Fronteira onde venceu a 6 de Abril de 1384,afugentando com esta batalha aqueles que queriam dominar este país.
Onde vais?
Vou ao Vencerei, assim ficou para sempre ... a este povo

Sem comentários:

Enviar um comentário

cometarios