quarta-feira, 16 de março de 2011

O CORTE DE CABELO ...... !!!


De vez em quando, temos conversas , é temático quando se juntam "rapazes " da mesma geração virem baila recordações ... dos Pais e a forma como nos ensinavam , recordou-me esta :

“Dou graças a Deus que o meu Pai não tenha vivido o tempo suficiente para me ver a ir cortar o cabelo num Cabeleireiro.”

Imediatamente pensei na vida que levava...e no meu Pai. Ele corta o pouco cabelo que tem, em casa e o estilo é daqueles assim clássicos, vulgo rapado. Simples e à homem! Já eu. decidi pois usar cabelo e num estilo a que o meu Pai chamava de “à maricas”.

Mas nem sempre foi assim. Houve alturas em que chegava a casa vindo do Barbearia do Senhor Tiago, cabisbaixo, com frio nas minhas orelhas pequenas e recebia uma daquelas festas na cabeça e um comentário do género “Assim sim, já pareces um homenzinho!” Ficava todo orgulhoso.
Sim, eu dantes frequentava o Barbeiro!Já não existe, O Senhor Tiago. Nada como aqueles “artistas” que vão de sandálias e não sabem sequer quem vai à frente no campeonato. O método de corte é o mesmo, desenvolvido ao longo de anos. Umas borrifadelas com água, que lavar é coisa de maricas e lá começa o corte. Para um Barbeiro a arte do corte é algo complicadamente simples. Três perguntas básicas: “Como vai ser, curto? E o risco é para que lado? Quer deixar as suíças? No final, os golpes de navalha do costume e aquele ardor no pescoço que até levanta da cadeira um morto. Eles sabem usar a navalha como ninguém mas é o modo dos Barbeiros dizerem “próximo...”. Disse que ser barbeiro é quase como um doutor e é verdade! Afinal de contas o que arde cura!

Mas isto era outros tempos... há muito que não corto o cabelo. Ainda frequentei um Atelier de Cabelos e lá, eles estilizam cabelos. E ainda quando o fazia estilizava o meu. Acho que posso intitular-me de um Homem Moderno. O meu cabelo passava por diferentes etapas. Primeiro passa por conseguir uma marcação (os estilistas têm uma secretária à porta, agenda, filo fax e cortar o cabelo é como uma reunião). Dizia eu, o cabelo hoje em dia é lavado por uma senhora com champô duas vezes, uma vez com amaciador e é massajado o couro cabeludo ao som de Pan Pipes. Deve acalmar os remoinhos do cabelo. A seguir mudamos de sala e de artista e vem o mais difícil – explicar que se quer o cabelo cortado. Não é simples e fica-se sempre com a sensação de que, por não saber os termos correctos usados nos salões pelos profissionais, somos olhados de cima para baixo. Ou talvez seja só por estarmos sentados, não sei. É complicado e o resto do tempo passamos a suar sem saber se perceberam que o que nós queremos é o cabelo cortado e não outra coisa com um nome estrangeiro. Por falar nisso confunde-me quando ouço perguntarem às senhoras se querem um brushing. Será que também fazem brushings a homens? E como eu adoraria ouvir alguém pedir por isso no Sr Tiago....

Se leres isto......., Pai, desculpa-me por ter frequentado Cabeleireiros mas ao menos que te conforte isto. Tal como tu, continuo a não usar gel.

Sem comentários:

Enviar um comentário

cometarios