terça-feira, 30 de agosto de 2011

QUANDO NÃO PAGÁMOS O JANTAR .... !!


BATALHÃO DE CAVALARIA 8322/74



Tínhamos chegado a Luanda havia poucos dias , dias de espera no Grafanil para nos enviarem para a ZA (zona de acção) que para 3ª companhia era Camaquenzo na Lunda .
Dois o três dia de braços cruzados na ansiosa espera e de desconhecimento total do território.. ..... que terra é esta que viemos aqui fazer e que fascinante É !!
Estava descontraído mais a rapaziada apreciando tão luxuosas instalações .... quando de repente vindo não sei de onde um Jeep com um condutor e um individuo ao lado em pé em altos berros -onde está o Furriel Piteira ... mas eu já sou assim tão conhecido !?
Do RI 20 era oriundo e esteve em Nambuangongo era nem mais nem menos que um grande amigo de Sousel ... com o aspecto que tinha eu nem me apercebia que era o "Batata" ......
-Vamos embora Zé , anda !
-Vamos para onde !?.. vais comigo dormes no quartel ... 2 dias de farra , soltaram dois Furrieis Alentejanos pela cidade de Luanda !
Tive que regressar ao Grafanil ... para partir em direcção à Lunda .. tive que ir atras juntamente com a carga porque ia o capitão Correia na gabina da berliet !
Chegamos A Malange pela tardinha e tive aquela sensação " dejávu " a fachada frontal do Quartel de Malange, onde não sei , possivelmente em algum livro de instrução primária !
Coluna de viaturas protegidas dentro do Quartel e pernoitávamos em Malange, um bom sono e uns quilómetros já percorridos , pois digo bem ,se tivesse sido assim ...mas não foi !
Vamos jantar ...onde!? , perguntamos por lá , há na cidade uns bons restaurantes onde podem comer um boa dose do que houvesse que eu já não me lembro o que deixei a metade ....
Lá fomos éramos 3 ou 4 de nós .... entramos , pedimos e nisto.... ouve~se vária rajadas .... onde ficamos sem reacção era o nosso baptismo de "fogo " ..... e agora ficamos ou vamos para o Quartel ?
Fomos e em boa hora , decisão que nos coube por unanimidade,onde estaríamos muito melhor porque os ML de Angola não se atreveriam a disparar sobre o Quartel !!
Escondidos de Muro em muro de casa em casa ouvindo o " cantar " das armas e os estilhaços das granadas lá conseguimos ..... uf! que alivio e o jantar quem o pagou !??
Noite em " claro " assistindo ao "fogo de artificio" assim foi a nossa passagem por Malange...bom começo de missão !!

Isto tudo porque vi o Paulo Dentinho a fazer a reportagem na Líbía protegido atrás do muro ... e veio me á memória a minha " cena "

Foto Henrique Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário

cometarios