quinta-feira, 4 de junho de 2009

RASGOS DE MEMÒRIA -assim o pensaste assim aconteceu ..... 5º


NO tempo em que a televisão só aparecia nos cafés e sociedades recreativas , a miudagem delirava nos domingos á tarde pelos programas infantis,
Foi quando O Júlio Isidro começou com o "Passatempo Infantil" para podermos assistir a essa televisão a preto e branco teríamos de levar dinheiro para fazermos alguma despesa , o bolito uma gasosa.
A preparação para a saída de domingo á tarde seguia o seguinte ritual , banho e a vestimenta domingueira, combinávamos com os amigos a lá íamos até ao Café do Sr.Victor na rua da Amêndoa , perto da Praça da Republica.
Tentávamos sempre os melhores lugares , e mandava -mos vir a despesa ficávamos de consciência tranquila ,o nosso lugar estava assegurado.
Era assim a rotina de domingo para os miúdos de Sousel, todos ou quase todos teriam os 1$00 ( dez tostões )para ir ao café ver televisão.
Mas esta rotina era quebrada porque por vezes o café onde´íamos era explorado pelo sr.Victor e esposa , pessoas já com uma idade avançada e certos domingos ou por doença ou por cansaço fechavam o café.
Claro que os habituais de domingo, entravam em "pânico" porque em certos cafés ou por condições ou por não queriam lá a miudagem e noutros os "senhores" não podiam ser incomodados, eram cafés de classe sociais.
Tentávamos um na Praça da Republica o do Grazina , era hora do mascarilha "THE LONE RANGER" a recepção não foi a melhor ,ao ver entrar meia dúzia de miúdos , esta foi a frase que me marcou, "ONDE FORAM PASSAR O VERÃO VÃO PASSAR O INVERNO " e lá se foi o mascarilha.
Frustrados e zangados lá saímos de cabeça baixa com a revolta estampada no rosto , temos que resolver estas situações , não podemos ficar sem o mascarilha.
Dois ou três de nós através de um pedido de minha mãe . porque era muito amiga da Srª Eduarda que tinha aberto um café havia pouco tempo ,ficamos com o problema resolvido .
Tempos em que nada nos era oferecido, tinha de ser conquistado .....
(foto pipas)

Sem comentários:

Enviar um comentário

cometarios