domingo, 3 de julho de 2011

IGREJA DE Nª SENHORA DA ORADA


IGREJA DE Nª SENHORA DA ORADA
História e Monumentos
A fundação das terras de Sousel deve-se, muito provavelmente, a D. Nuno Álvares Pereira, o Condestável, no século XIV, aquando da vitória na batalha dos Atoleiros em 1384.
Foi-lhe outorgado foral em 1515, por D. Manuel I.
A toponímia do concelho parece derivar de Ora Sus a Ell, que terá sido uma frase proferida pelo fundador da vila, D. Nuno Álvares Pereira, antes de partir para a batalha e que, por interpretação popular, deu origem a Sousel.
Segundo outras fontes, o topónimo poderá estar relacionado com a posse destas terras por gente nobre da família dos Sousas, ricos proprietários de Entre Douro e Minho, que tinham propriedades em todo o país.
Ao nível do património arquitetónico e monumental, destaca-se a Torre do Álamo, também conhecida por Torre de Camões, que, segundo parece passou aqui uma temporada. Merece, também, referência a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça, do século XVI, que pertencia ao padroado da Ordem de Avis, constituindo uma comenda. Possui três naves com quatro tramos de cinco arcos redondos assentes sobre colunas de ordem toscana, com capitéis simples quadrados. Os arcos laterais estão embutidos nas paredes e fazem parte de alguns enquadramentos aos altares do corpo da igreja. As sacristias são simples, com arcazes de madeira entalhada e ferragens de bronze.
A Igreja da Misericórdia, datada do século XVIII, possui um altar-mor de talha dourada do início do século XVIII, com quatro colunas salomónicas, tabelas e recortes de talha. O interior é todo revestido por um silhar de azulejos azuis e brancos, dividido em painéis, nos quais estão representados vários episódios do Velho Testamento e algumas figuras de profetas.
A Igreja de Nossa Senhora da Orada foi originalmente edificada no século XV, tendo sofrido posteriormente remodelações. Segundo a tradição, esta capela foi edificada no local onde D. Nuno Álvares Pereira orou antes da batalha dos Atoleiros.
De referir também ainda a Igreja do Convento de Santo António, datada de 1605 e modificada posteriormente. Possui uma frontaria simples com um grande janelão, pináculos na cimalha e quatro pequenas pilastras com esferas. A cúpula é uma pirâmide rematada por um cata-vento. O interior é em abóbada de berço com seis altares laterais embutidos em arcais de parede.
(foto JRSIMAS )

Sem comentários:

Enviar um comentário

cometarios