sexta-feira, 29 de maio de 2009

QUE SABORES.............


Outros tempos outros sabores ........
As papilas gustativas agradeceram esses sabores perdidos , transformados de produtos artesanais em industrialização massiva.
Comer uma fatia pão acabado de sair , estaladiço feitos com farinha de trigo, os papossecos para o pequeno almoço,quentinhos acabado de sair de um forno a lenha.
O alugar de um forno que poderia ser o da Ti Teresa ou da Chica do Forno, feitos no dia eram transportados de casa em tabuleiros de madeira para o forno , as celebres bolemas ,bolachas de pão,costas folares, esquecidos tortas etc.
Os assados de borrego pela Páscoa com batata e cenoura . que mais e posso lembrar!?
Sousel era e talvez seja uma terra horticula . vamos á Horta ..... Pepinos grandes , tomates com sabor e regado artisticamente num labirinto de canais, de onde a água era fornecida pela nora, num vai-vem de alcatruzes , movidos por um burro com olhos vendados .porque andava sempre a roda.
As frutas :os figos e pêras do Bartolomeu,a "Horta á porta " um pregão, os pêssegos que não cabiam na mão, a fartura estava presente e com qualidade.
Todos estes produtos colhidos e cozinhados na hora o sabor não se perdia.
As galinhas de capoeira , enfiar o dedo no cu a ver se tinha ovo para o outro dia . os porquitos criados no chiqueiro ,os borreguitos no quintal.
Só os previligiados e que comem hoje em dia estes PITÉUS ........ tenho fome .

Sem comentários:

Enviar um comentário

cometarios