sábado, 16 de maio de 2009

MARCAS DA MEMÓRIA




Passando pelos trilhos da memória ,figuras carismáticas daqueles anos de irreverência ; A cidade que tutelou parte da minha vida ou grande parte , ESTREMOZ.
Passando pela papelaria ANÍBAL os livros os dicionários o material de desenho , régua compasso, esquadro , transferidor , lápis "viarco" 1, 2 e 3 aguarelas "pelikam".
A ribatejana do ovo estrelado e batatas fritas a Patamisca das salsichas , O ISAÍAS alguns petiscos , O quiosque Manieis dos cigarritos da lotaria e dos matrecos ,O Águias d,ouro da garrafinha de chocolate Ucal ao pequeno almoço ,do Zé d,Alter copos e fado., do Alentejano da bilharadas , do foto Carvalho as fotos para o passe na CP , Setubalense e para as matriculas na EICE.
Pelo Mendes Meira & Niza , dos cadeados , pela Pastelaria Formosa ,dos palmiers cobertos , Pelo Pimpão da bisnagas de Carnaval, mais que de momento não me vem a memória ,
Pelo jardim onde nos sentávamos no bancos e abríamos a bucha aí almoçávamos , onde era visível o Regimento de Cavalaria 3 e nos questionávamos , será !?? que estarei por aqui ,
A resposta veio uns anos mais tarde , em Setembro 1974 dava entrada um graduado miliciano ,sem saber o que seria o futuro . Ei lo , assim pensas-te assim aconteceu .
Éramos os maiores , la estava novamente o Águias D,Ouro a fazer parte de outra parte da minha vida.No outro pedaço de historia o mercado , claro, em Estremoz , fruta a novidade , carne da melhor assim como o peixe, tudo já com os meus amigos e fornecedores .
Fui e vou sempre que me desloque a Estremoz ao Castelo e á Pousada .

foto Bolotinha

3 comentários:

  1. ...Obg por esta descrição dos velhos tempos, apesar de ser de Estremoz não cresci nesta linda terra mas lembro que nas férias de Verão brincar no Rossio, ir ás cerejas á do Sr Isaurindo e de me sentar nos bancos do rossio a desgusta-las, de ir á Velha Formosa comprar os Suspiros e de brincar na Rua dos Tellheiros com as laranjinhas caidas no chão, do Sr que de manhanzinha vinha com o seu carrinho e vendia o leite de porta-a porta...que belos tempos de meninice!!!

    ResponderEliminar
  2. Bem tentei lembrar me , era de facto o Sr Isaurindo.que me vendia a fruta .

    ResponderEliminar
  3. É sempre bom recordar esses tempos. Embora não tenha nascido em Estremoz vim para aqui muito novo e fui aqui criado. lembram-se de um senhor andar pelas ruas a vender copos de água?

    ResponderEliminar

cometarios